sábado, 5 de dezembro de 2009

04 / 12 /2009 - MAST Colloquia 2009 discute o caráter políticos dos museus – “Museus virtuais e o fortalecimento de identidades plurais”


No dia 08, Myrian Sepúlveda dos Santos fala sobre “Museus virtuais e o fortalecimento de identidades plurais”. A palestra, que ocorrerá às 14h30 no MAST, será transmitida pela internet A Coordenação de Museologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) encerra no dia 08 de dezembro, às 14h30, o MAST Colloquia 2009, com a palestra “Museus virtuais e o fortalecimento de identidades plurais”. Myrian Sepúlveda dos Santos, professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), fará uma análise crítica sobre a compreensão de que as novas tecnologias ligadas à informatização e comunicação em museus intensificam o processo democrático, argumentando que elas promovem a diversificação da cultura, com o fortalecimento de identidades plurais, mas não a democratização da cultura existente.


“Os museus chamados ‘virtual’, ‘digital’, ou ‘interativo’ passam a ser associados às novas tecnologias de comunicação e informação, e, junto com elas, passam a indicar democratização da linguagem e da cultura e acesso facilitado a um público maior. Não há, contudo, precisão na definição do que seriam os novos ‘museus virtuais’, nem muito menos consenso em torno do significado que assumem nas sociedades contemporâneas”, explica a palestrante. O MAST Colloquia acontece no Auditório do MAST – Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão –, com entrada gratuita. A partir da temática central O caráter político dos Museus, neste ano os encontros do ciclo focam as relações políticas envolvidas nas ações de museus, nas ações afirmativas e de inclusão social, nas políticas públicas para o setor e nas próprias aquisições de acervos das instituições museológicas.


MAST Colloquia 2009
O ciclo anual de palestras MAST Colloquia é realizado desde 1996 e aborda temas relacionados às áreas de atuação do MAST: o estudo da história das ciências e das tecnologias no Brasil e a preservação de acervos documentais e instrumentais de importância histórica. Para os encontros – realizados sempre nas terças-feiras, às 14h30, no Auditório do MAST – especialistas são convidados a apresentar diferentes perspectivas sobre um tema central que é definido, anualmente, pela Coordenação de Museologia do MAST. Com essa iniciativa, o Museu de Astronomia procura abrir espaço para a troca de experiências entre profissionais das áreas relacionadas e permitir que alunos de graduação e pós-graduação possam usufruir desse contato. Os textos produzidos a partir das palestras vêm sendo publicados, ampliando o alcance do evento. Os encontros do MAST Colloquia já resultaram na edição de sete publicações, disponíveis para consulta na Biblioteca do Museu e que podem ser adquiridas através da Associação Cultural de Amigos do MAST (SAMAST), pelo telefone (21)2580-6810.


Entre 1996 e 2001, as palestras do ciclo abordaram temas relacionados à história das ciências, com a finalidade de registrar depoimentos de cientistas sobre a prática de diversas áreas científicas. Após intervalo de um ano, o programa de palestras foi retomado, em 2003, tendo a Museologia como foco. Desde então, os eixos temáticos dos encontros foram "Museu: Instituição de Pesquisa" (2003), "Discutindo Exposições: Conceito, Construção e Avaliação" (2004), "Conservação de Acervos" (2005 e 2006), "Documentação em Museus" (2007) e "Museu e Museologia: interfaces e perspectivas" (2008). A partir de 2008, as palestras do ciclo passaram a ser transmitidas via internet no website www.mast.br. A entrada é gratuita e o Museu fica na Rua General Bruce, 586, no Bairro Imperial de São Cristóvão.


MAST Colloquia 2009 – O caráter político dos Museus
Palestra: “Museus virtuais e o fortalecimento de identidades plurais”
Palestrante: Myrian Sepúlveda dos Santos (UERJ)
Data: 08 de dezembro
Horário: 14h30
Local: Auditório do MAST (Rua General Bruce, 586, Bairro Imperial de São Cristóvão)
Entrada gratuita
Transmissão ao vivo pela internet (www.mast.br)
Durante a palestra, os interessados podem enviar perguntas ao palestrante pelo e-mail perguntas@mast.br
Fonte: MAST/Revista Museu



Nenhum comentário:

Postar um comentário