domingo, 25 de outubro de 2009

Desenhos que contam histórias, desvelando o auto-retrato de crianças hospitalizadas em Arteterapia

A arteterapia é uma ferramenta utilizada em saúde mental com o fim de propiciar a produção de imagens, a autonomia criativa, o desenvolvimento da comunicação, a valorização da subjetividade, a liberdade de expressão e a função catártica.  desenho, uma das modalidades usadas na arteterapia, engloba um conjunto de potencialidades e necessidades da criança, a qual, ao desenhar, expressa sua maneira de existir, seus aspectos emocionais, psíquicos, físicos e cognitivos e o meio em que vive. O objetivo deste trabalho foi descrever e analisar a qualidade da produção gráfica – desenho de auto-retrato – realizada por sete crianças internadas na Unidade Pediátrica, Ala C, do Hospital de Doenças Tropicais (HDT), de Goiânia/GO, numa das sessões de arteterapia.

Trata-se de um estudo do tipo descritivo, com abordagem qualitativa, fundamentado na análise e observação do desenho do corpo humano das crianças internadas. A análise dos dados mostrou que cada desenho assumiu posições variadas e únicas, indicando que as diferenças individuais de cada criança é que determinam as especificidades da obra criada e ainda expressam a sua própria imagem refletida no papel. Concluiu-se que a técnica do desenho de auto-retrato das crianças deve ser mais explorada no contexto hospitalar infantil.



VALLADARES, A. C. A.; CARVALHO, A. M. P. Desenhos que contam histórias ... desvelando o auto-retrato de crianças hospitalizadas em Arteterapia. Rev. Científica Arteterapia Cores da Vida. Goiânia: ABCA, v.1, n.1, p.30-45, cap.7, jul./dez., 2005. Disponível em: http://www.brasilcentralArteterapia.org. ISSN: 1809-2934.
Fonte: Banco Cultural

Nenhum comentário:

Postar um comentário