sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Centenário da descoberta da Doença de Chagas é lembrado no Globo Universidade

Há 100 anos o brasileiro Carlos Chagas descobriu, sozinho, as causas de uma doença que foi batizada com o nome do pesquisador: a Doença de Chagas. O feito do médico sanitarista é lembrado pelo Globo Universidade deste sábado, dia 08, que visita a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, principal polo de pesquisa sobre o tratamento, controle e diagnóstico no país e referência internacional no assunto. A apresentadora Bianca Rothier mostra as pesquisas desenvolvidas sobre a doença, que ainda não tem cura ou vacina, e, por isso, permanece sendo um desafio para a saúde pública. Já o apresentador André Curvello acompanha os estudos realizados em torno de outra doença que vem assustando muitos brasileiros mais recentemente: a dengue.

Ainda na Fiocruz, o programa mostra que, ao contrário do que muitos pensam, a contaminação da areia da praia pode ser mais preocupante que da água, e exige cuidados a fim de evitar a proliferação de doenças. E os apresentadores revelam ainda uma ciência nova e bastante curiosa, a paleoparasitologia, que defende que é possível rastrear o movimento das populações no globo terrestre através dos parasitos que elas carregam.

No quadro Mérito Acadêmico, o professor Tales Cleber Pimenta, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em Minas Gerais, explica o método revolucionário que desenvolve para o controle da glicose no sangue de diabéticos, com o uso de um chip para ser implantado sob a pele. No Fora de Série, a aluna de Recursos Pesqueiros Carla Andrade, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), mostra como funciona o ecossistema do único mangue localizado em ilhas oceânicas do Atlântico Sul, em Fernando de Noronha. E no Eu Amo Meu Trabalho, o programa acompanha o dia a dia de uma artista plástica.

O Globo Universidade é exibido aos sábados, às 7h15, na Rede Globo, com reprise na Globo News às 13h05, e no Futura, todas as quartas-feiras, às 16h30. A íntegra do programa também fica disponível na internet (www.globouniversidade.com.br), logo após a exibição na tevê.
Fonte: ABN Agência Brasileira de Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário